9º ENEDS - Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

Evento sustentável

A busca da sustentabilidade deve estar definida na concepção e no planejamento do evento, permitindo encontrar antecipadamente as soluções que minimizem os impactos. As ações de sustentabilidade de um evento precisam ser divulgadas não somente pelo ponto de vista da logística e do marketing, mas principalmente como disseminador e multiplicador de atitudes desses valores, permitindo que o público entenda e reconheça quais ações são realmente efetivas e sustentáveis.

Por esta razão, apostar na aplicação dos conceitos de sustentabilidade na produção de eventos, como fator diferenciador, é uma oportunidade para rever processos; incorporando as preocupações com a preservação de recursos naturais e com a diminuição de desperdícios em tudo o que se relaciona com os múltiplos meios utilizados na organização de eventos. Estes aspectos devem estar bem presentes desde o planejamento até a avaliação pós-evento.

Os princípios de sustentabilidade devem ser considerados numa perspectiva de ciclo de vida. No 9º ENEDS, esses princípios basear-se-ão no (1) uso racional de material de consumo, (2) na reutilização de materiais considerados "inservíveis", (3) na correta destinação dos resíduos sólidos produzidos durante o evento, (4) mudança do modus operandi das atividades e (5) na compensação ambiental dos impactos contabilizados.

Imprimir PDF

Voltar para o topo

Copyright © ENEDS 2012 - Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social 2017

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.