9º ENEDS - Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

Áreas temáticas

 

Áreas temáticas dos artigos Descrição
Formação do engenheiro e novas possibilidades de Extensão

Essa temática aborda questões e reflexões ligadas ao perfil do engenheiro que vem sendo formado, o tipo de conhecimento que vem recebendo e ao seu campo de atuação. Experiências que demonstrem novas formas de atuação do profissional engenheiro, que foge aos tradicionais ramos ligados à Engenharia, também podem ser submetidas nessa área.

Relato de experiências, metodologia e extensão

Neste espaço espera-se o debate sobre experiências de atuação em extensão, considerando as técnicas e metodologias de intervenção na comunidade, tais como a educação popular, a pesquisa-ação, e ainda os resultados da extensão para a sociedade e para o espaço acadêmico.

Teoria e prática da economia solidária

Aborda assuntos como a discussão de quebra de paradigmas, mudanças de valores e cultura ligadas as ações da ES, o poder de transformação das ações coletivas, re-organização da produção, relações sociais fundamentais na solidariedade e autogestão, empresas recuperadas, finanças solidárias, redes e cadeias produtivas solidárias, comércio justo e consumo consciente. Aborda também a apresentação e discussão de ações e projetos de engenharia voltados para o desenvolvimento social e solidário.

Universidade, políticas públicas e desenvolvimento

Esta temática aborda temas como modelos de desenvolvimento, como vêm sendo discutidos no âmbito local, regional, territorial e mundial e que contemplem a participação coletiva. Envolvendo construções de políticas públicas para a sociedade (segurança alimentar, habitação, geração de trabalho e renda, educação jovens e adultos ou do campo, desenvolvimento rural e urbano etc) e o papel da universidade nestes novos contextos.

Estudos sobre tecnologia e trabalho

Esta temática envolve os diversos eixos ligados à tecnologia e trabalho, tais como tecnologias sociais, tecnologias ambientais, tecnologias assistidas, inovações tecnológicas para o desenvolvimento, relações de trabalho em ambientes organizacionais, organização do trabalho, ergonomia, entre outros.

Engenharia e sustentabilidade

Nesta linha, as preocupações com o meio ambiente e a forma de se relacionar com ele são temas principais. O uso consciente dos recursos naturais e o desenvolvimento tecnológico em prol de um viver harmônico. Tecnologias ambientais, tratamento de resíduos coletivos, o impacto a outros seres vivos, são alguns temas observados.

Imprimir PDF

Voltar para o topo

Copyright © ENEDS 2012 - Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social 2017

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.